
Meu e-comerce não vende: 5 Motivos para reformular sua loja virtual.
Por Gutemberg em: 16/01/2019
E-commerce é sem duvida a melhor maneira de vender produtos e serviços em grande escala, pois atravez da internet você coloca o produto a disposição de todo e qualquer cliente em potencial.
Embora seja a melhor maneira, é a que mais possui concorrência, dito isto é importante que você tenha em mente que seu e-commerce precisa estar aberto a mudanças a qualquer momento, para a sim se manter sempre atualizado e se mantendo a melhor opção.
Muitas lojas virtuais não vende a quantidade de produtos ou serviços estimada no projeto, e esta queda nas vendas pode estar acontecendo sobre algumas circunstâncias, conheça agora os 6 sinais mais comuns do porque seu e-commerce precisa de uma repaginada.
Bounce rating (Taxa de Rejeição)
É muito importante sempre analizar a taxa de rejeição de seu e-commerce,levando em conta o tipo de cliente que está abandonando a loja e seus motivos.
Realizar uma otimização focada em UX e UI Designer ajuda a saber o que o usuário está experienciando ao entrar no seu e-commerce, e que reação sua loja virtual causa neste cliente.
Tempo de Carregamento
Sem duvida este é o maior vilão de muitos e-commerce, pois a loja precisa expor vários produtos ou serviços de uma só vez a fim de cativar o cliente mostrando as opções que o mesmo pode estar se direcionando.
Uma vez que várias informações forem organizadas e desenvolvidas de maneira imprudente pode gerar como consequência uma página lenta, assim levando o cliente a desistir da loja antes mesmo de ver os produtos e serviços oferecidos.
CAC (Custo de Aquisição por cliente)
É o valor gasto para atrair clientes em potenciais, divida este valor pelo numero de clientes convertidos, assim terá o CAC, um valor de quanto você paga por cada cliente, analise e avalie de acordo com sua realidade e expectativas.
Caso o Custo de Aquisição por cliente não esteja valendo a pena, podemos atribuir possivelmente que a causa desta baixa seja a própria loja virtual.
Abandono do carrinho
Este pode ser medido pelo numero de usuários que se interessam por um ou mais produtos, mas antes de finalisar a compra acabam por desistir da mesma.
Na maioria das vezes isto acontece quando o e-commerce possui muitas etapas cansativas para finalização do pedidos, formulários, checkbox, spins etc... É sempre importante facilitar ao máximo a vida e a usabilidade do cliente, pra que o mesmo não precise se esforçar de mais.
Tempo de permanência
Este item deve ser analisado com atenção pois, se o tempo de permanência estiver alto, porem a taxa de conversão estiver baixa, pode significar que o cliente tem interesse mas o site tem usabilidade complicada o suficiente para lhe fazer desistir depois de um tempo.
Caso o tempo de permanência for baixo, pode significar que a loja virtual não é interessante o suficiente para fazer da navegação do cliente algo agradável.
Manter seu e-commerce sempre atualizado e interessante para o cliente pode ser uma tarefa complexa, porem a satisfação de ter uma loja virtual de sucesso faz todo esforço valer a pena, assim como você analisa estoque e faz atualizações frequentemente dos produtos. Tenha o mesmo cuidado e atenção com a usabilidade do seu e-commerce, e sempre busque saber mais sobre a opinião dos seus clientes sobre sua loja virtual.