
Desenvolvimento Web: O Básico que todo Front-End precisa saber.
Por Gutemberg em: 12/12/2018
A área de desenvolvimento web e sem dúvida uma das mais lucrativas no mercado de TI, e os profissionais indispensáveis deste segmento são os famosos Front-End e Back-End. Neste post em especifico iremos abordar sobre o Desenvolvedor web Front-End, o que é, o que faz, e quais ferramentas são o básico, o indispensável que este profissional precisa saber.
O que faz um desenvolvedor web front-end?
Também conhecidos como “Web Designer”, o front-end na área web é responsável por toda a parte visual e interativa de um website, ou seja tudo aquilo que podemos ver em um site e interagir seja com o mouse, teclado, touchscreen ou até mesmo interação por voz.
É necessário que ele esteja sempre antenado a quaisquer atualizações de tecnologias, pois ele precisa garantir que seu projeto irá funcionar com desempenho igual em todos os navegadores.
Existem diversas aplicações em que um front-end consegue desenvolver tais como: Lojas virtuais, blogs, portifólio digitál, intranets, extranets sistemas EAD, entre outros.
Ferramentas indispensáveis de um dev Front-end.
Emborra sejam básicas, sem estas habilidades ninguém que queira se tornar um front-end na área web poderá se tornar um, pois estas três tecnologias são a base do front-end, também conhecidas como “O trio Maravilha”. HTML, CSS e JavaScript.
Este certamente é o ponto de partida para qualquer um que almeje se tornar um desenvolvedor Front-End.
HTML
Hypertext Markup Language ou html, é uma linguagem de marcação, presente em toda e qualquer aplicação web. Esta linguagem é responsável por organizar, estruturar e identificar o código da aplicação, como se fosse a forma do site, você só precisa preenche-lo.
A atualização mais recente desta linguagem é o HTML5, onde foram adicionadas as novas tags semânticas.
CSS
Cascading Style Sheets, ou folha de estilo cascata, é uma linguagem de estilo, sendo responsável pela aparência agradável do html e organização dos objetos contidos no site, é com esta linguagem que damos cor, design, orientação e beleza ao site. Sem o uso desta linguagem o site seria apenas uma página branca com textos pretos e imagens mal posicionadas.
A atualização mais recente desta tecnologia é o CSS3, que trouxe a possibilidade de desenvolver layouts responsivos utilizando o “Flex-box”.
JavaScript
É a linguagem de programação mais utilizada para dar comportamento ao site, com o JS você tem a possibilidade de criar animações, efeitos e reações do site ao usuário.
O JavaScript está em constante atualização, e possui diversas bibliotecas e frameworks, que facilitam o uso desta linguagem como por exemplo o Jquery, uma biblioteca javascript criada com o objetivo de que o desenvolvedor consiga fazer mais, escrevendo menos.
Estas tres skills são indispensáveis, mas além delas existem diversas linguagens, para diversos objetivos, mas a partir dai você pode ir buscando conhecimento de acordo com a necessidade do projeto que está trabalhando ou de acordo com o que a empresa que você trabalha for requisitando.